Dicas para vestir poupando

Uns gostam mais, outros menos, mas todos temos de nos vestir para sair de casa. Com o passar dos anos, as nossas roupas vão se desgastando, nós emagrecemos ou engordamos e deixam de nos servir. Também já aconteceu a todos perder aquele casaco que gostava imenso. Quer o faça por prazer ou por obrigação, de vez em quando é necessário renovar o guarda-roupa e isso pode significar um gasto maior que não estava nos planos.

Pequenos detalhes como comprar online em vez de se deslocar à loja ou definir um orçamento antes de ir para as compras. Neste artigo, damos-lhe estas e muito mais dicas para se vestir sem gastar muito dinheiro.

 

1) Venda as roupas que já não usa

Antes de ir comprar mais roupas, dê uma volta no seu armário e escolha aquelas peças que já não usa ou que já não lhe servem. Em vez de acumular no fundo da gaveta, ponha anúncios em sites como o OLX, Vinted ou Facebook Market. Junte o útil ao agradável, libertando algum espaço do seu guarda-roupa e fazendo algum dinheiro extra para abater na próxima ida às compras. Para além disso, está ainda a dar uma nova vida à sua roupa, contribuindo para o bom funcionamento da economia circular.

 

2) Faça uma lista

Seguindo a dica das compras online, a ideia de fazer uma lista é a mesma – não se distrair e comprar muito mais peças de roupa do que estava nos planos.

Na mudança de estação ou quando fizer uma limpeza ao seu armário, faça uma lista das coisas que lhe fazem falta. Pense em padrões e cores que possa conjugar com o máximo de roupa que já tem em casa. Quando for às compras, siga à risca a lista e evite divagar.

 

3) Organize uma “venda de garagem”

“O lixo de uns é o tesouro de outros” é uma frase bastante repetida nos dias que correm. A preocupação com o desperdício leva cada vez mais à reutilização e a roupa não fica de fora! Aquela camisola que já não usa há anos pode ser um achado para os seus amigos. Escolha algumas peças que já não veste e reúna o seu grupo! Cada um traz algumas peças de roupa e a ideia é trocarem uns com os outros!

 

4) Compre online

Ao comprar online, vai evitar custos de deslocação como gasolina e estacionamento, poupar tempo e não vai cair na tentação de comprar mais coisas que não estavam no plano. Ao pesquisar no seu computador as suas lojas favoritas, pode comparar preços com mais calma e tomar decisões mais ponderadas. No meio de toda a confusão dos centros comerciais, é fácil perder a paciência e levar a primeira coisa que aparece à frente, que, na maioria das vezes, não é a melhor escolha.

 

5) Opte por lojas de roupa em segunda-mão

Se até há alguns anos ainda existia algum preconceito em relação às lojas de roupa em segunda mão, atualmente já não é o caso. Algumas são até bastante conhecidas, com a chamada roupa vintage a voltar a estar na moda.

Aproveite os preços mais baixos praticados nestas lojas e vista-se com aquelas peças intemporais e originais. É muito provável que não encontre ninguém com o mesmo modelo que o seu e a roupa costuma ser de muito boa qualidade.

 

6) Aprender o ‘bê-á-bá’ de costura

Saber algumas técnicas básicas de costura pode vir a salvar muitas peças de roupa do seu armário. Remendar um pequeno rasgão e coser um botão são arranjos fáceis de aprender e são sempre úteis.

Em vez de se desfazer daquela peça de roupa, conserte-a e prolongue-lhe a vida! A sua carteira e o planeta Terra agradecem. Se não tiver um familiar ou amigo que lhe possa ensinar os primeiros passos da costura, o YouTube tem sempre um tutorial ideal para aprender as bases sozinho!

 

7) Compre fora de estação

Com algum planeamento e organização, consegue ter um guarda-roupa atualizado sem gastar uma fortuna. A melhor forma de o fazer é comprar roupa para o futuro. Por exemplo, no fim do verão, no mês de outubro, vai encontrar roupa de praia a preços muito mais baixos. É uma boa oportunidade para adquirir aquele fato de banho para usar no próximo ano.

O nosso conselho é: no fim de cada estação, faça a tal lista de que lhe falámos e vá aproveitando o resto do ano para comprar o que lhe falta.

 

8) Aproveite as promoçẽs

Se quer mesmo poupar nas compras de roupa, saiba quais são as melhores alturas do ano para se deslocar às duas lojas favoritas e aproveitar os preços mais baixos. Já tendo a lista do que realmente precisa feita, só tem de prestar atenção a dias como a Black Friday, às promoções de fim de época.

Ao organizar bem as suas compras do ano, conseguirá comprar a roupa para a estação seguinte a um preço muito simpático. Ou seja, nos saldos de Inverno encontra roupa de verão a preços mais reduzidos.

 

9) Atenção à roupa suja

Por último, recomendamos que lave a roupa apenas quando for necessário. É muito mais fácil pôr as calças que só usou uma vez no cesto da roupa suja do que dobrar, procurar nódoas e guardar no armário. No entanto, a maioria da roupa não fica suja com apenas uma utilização. Cada lavagem que faz é um desgaste extra para as suas peças de roupa.

Quando faz uma máquina de roupa, preste atenção às etiquetas da roupa e siga as instruções de lavagem e secagem. Garantimos que a roupa vai durar mais tempo se for bem cuidada!

© ThinkingStreet - Mediação de Seguros, Lda
Mediador registado na ASF com o número 418462341/1