Quer começar a meditar e não sabe como? Reunimos para si algumas dicas para o ajudar a encontrar a melhor forma.
A meditação é um exercício de relaxamento corporal que ajuda na diminuição da respiração, levando a um estado de paz, calma e tranquilidade, tanto física como mental.
Existem vários tipos de meditação que variam conforme as tradições e origens. A meditação profunda e praticada de forma correta pode trazer diversos benefícios para os praticantes, sendo importante encontrar o tipo de meditação mais adequado a cada indivíduo.
A melhor parte? Não precisa de nenhum equipamento especial para praticar e não existem contraindicações, independentemente da sua idade. No entanto, para se conseguir desconectar e iniciar-se na meditação, é necessária muita persistência, força de vontade e paciência, até chegar ao hábito. Como tudo na vida, a meditação tem uma curva de aprendizagem e pode demorar até obter resultados.
Para se iniciar na meditação, pode começar por praticar em aulas e locais próprios, com um instrutor ou pode fazê-lo em casa ou num local calmo. Se optar pela segunda opção, deve procurar um sítio regular, para criar um hábito e associar esse sítio à tranquilidade que a meditação requer. Assim, uma zona recatada da sua casa, um sofá, um jardim ou até uma cadeira no escritório podem ser uma boa opção, desde que reservado e o menos barulhento possível. Garanta privacidade – especialmente para quem é iniciante, é essencial garantir que não terá distrações.
Depois de decidir que quer começar a meditar, tem de ser orgamizar. A meditação é uma atividade que requer determinação e persistência. Deve encontrar tempo ao longo do seu dia e o tal espaço calmo e privado para o fazer.
Idealmente, reserve um momento de cerca de 15 minutos por dia para si. O tempo varia de pessoa para pessoa e a quantidade de vezes que o faz por dia também. Por isso, é preferível meditar três minutos por dia, todos os dias, do que uma hora uma vez por mês.
Conheça as suas capacidades e estipule metas alcancaveis para que possa obter os seus resultados. Depois, quando sentir necessidade, vá aumentando este tempo aos poucos. Se, por algum motivo, não conseguir meditra um dia ou outro, não desista. Retome no dia seguinte e volte a procurar a rotina.
O importante é lembrar-se que para obter resultados, é preciso treino e esforço. É comum que os primeiros dias sejam mais difíceis mas deve ser paciente e focar-se nos resultados.
A posição tradicional da meditação é a postura de lótus – de acordo com as técnicas orientais – no qual se permanece sentado, com as pernas cruzadas, a coluna direita e os pés sobre as coxas. No entanto, não é uma regra. Deve tentar encontrar a sua posição ideal e confortável, que tanto pode ser sentado numa cadeira ou num banco, por exemplo. Apenas é recomendado que mantenha a coluna reta, os ombros relaxados e o pescoço alinhado. Em seguida, deve manter os olhos fechados e permitir que os músculos relaxem.
Para iniciar uma sessaõ de meditação, deve começar por controlar a sua respiração. Preste atenção à sua respiração e ao batimento do seu coração.
Para relaxar completamente, faça uma inspiração profunda, segure o ar durante cerca de 4 segundos e, de seguida, faça uma expiração lenta. Este exercicio não deve representar esforço mas sim ser um momento agradavel que ajuda no processo de relaxamento. Encontre um ritmo confortável para sua respiração, mantendo o foco total no movimento.
É natural que surgam pensamentos aleatórios enquanto está a meditar. Uma dica eficaz para se focar de novo é voltar a observar sua respiração.
Esta dica é válida para uma série de atividades que requerem força de vontade – fazer parte de um grupo tem inúmeras vantagens. Uma delas é a partilha – ao desabafar as suas dificuldades e ao contar as suas conquistas vai encontrar outros indivíduos a passarem pelo mesmo e esse sentimento tem um efeito positivo. Ao mesmo tempo, pode beneficiar de conselhos ou críticas de outros membros que o vão ajudar a atingir as suas metas mais rápido. E, por último, em grupo um incentiva o outro.
Experimente juntar-se a uma aula de meditação ou procure comunidades na sua zona. E mesmo se não existir nenhuma, muitas comunidades podem ser encontradas online, seja no Youtube, no Facebook ou em outras redes sociais. Esta atividade, feita em grupo, pode trazer benefícios não atingidos individualmente.
Alguns minutos antes de começar a sua sessão de meditação, evite utilizar o telemóvel, ver televisão ou até o computador.
Os ecrãs são altamente excitantes para o cérebro e é normal que, se não desligar uns momentos antes, tenha dificuldades em concentrar-se durante o tempo estipulado para meditar.
Então, para obter melhores resultados, prepare-se com calma para a atividade e “desligue-se”.
Agora que já sabe as melhores dicas para meditar, só tem de escolher o tipo certo de meditação para si e começar. Não se esqueça: força de vontade!