Como planear uma mudança de casa?

Quando ouve a palavra “mudanças” é provável que pense em stress e muito trabalho! Surgem logo várias perguntas: “O que arrumar primeiro”, “Contrato ajuda ou faço tudo sozinho?”, “Como transportar a tralha toda?”… Mudar de casa é de facto um processo exigente, física e emocionalmente, podendo arrastar-se por mais tempo do que aquele que prevemos inicialmente e sendo um misto de sentimentos de angústia por deixar um local onde se criaram tantas memórias e entusiasmo de recomeçar num sítio novo. Mas não se preocupe – não tem de ser um fardo assim tão grande porque nós temos as dicas certas para tornar esta experiência muito mais leve e tranquila.

 

Fazer tudo com tempo

O nosso primeiro conselho é: não deixar tudo para a última da hora! Este é o maior segredo para fazer uma mudança calma. Faça uma lista cronológica das tarefas que tem para fazer e comece a empacotar com antecedência, especialmente se apenas tiver tempo ao fim do dia, depois do trabalho, e aos fins-de-semana. Dedique-se primeiro a embalar as coisas que não usa tanto no dia-a-dia.

 

Organização

Organização é a chave para fazer uma mudança sem sobressaltos e imprevistos. Defina o dia em que se quer despedir da sua casa e certifique-se que no dia anterior não tem compromissos para estar à vontade para tratar dos últimos preparativos. Decida se vai contratar algum serviço de mudanças e se sim, pesquise atempadamente a empresa certa para garantir que têm vaga no dia que deseja. Fazer listas também é fulcral – vão ajudá-lo a manter o foco e cada vez que terminar alguma tarefa e a marca como feita, vai sentir mais motivação para continuar.

 

Não se perca!

Assim que começar o processo de empacotar, lembre-se de identificar as caixas com a divisão a que correspondem e o que está lá dentro. A nossa sugestão é utilizar um marcador e escrever na fita adesiva que sela as caixas. Este simples mecanismo vai ser bastante útil quando chegar à sua casa nova e começar a mobilar os espaços. No meio de dezenas de caixas de cartão todas iguais, vai ter a sua vida muito facilitada se não tiver de perder tempo precioso à procura da caixa certa!

 

Desfaça-se do que já não usa

Uma mudança é a oportunidade perfeita para reduzir a quantidade de “tralha” que já não se usa há anos e que está abandonada no armário ou na arrecadação. Aproveite para doar algumas dessas coisas a associações que precisem, ou até mesmo para organizar uma venda entre amigos e familiares. Pode ser difícil desfazer-se de algumas coisas e um exercício útil nestas ocasiões é pensar se usou este objetivo no último ano. Se a resposta for não, provavelmente está na hora de lhe arranjar um novo lar. O seu lixo pode ser ouro para outra pessoa! E os seus braços vão agradecer quando tiverem de carregar com metade das caixas!

 

Proteger os materiais mais frágeis

Com tantas caixas espalhadas pela casa e transporte de um sítio para o outro, todo o cuidado é pouco com eletrodomésticos mais sensíveis ou candeeiros e loiça. Um simples plástico com bolhas de ar pode ser a sua salvação. Se quiser reutilizar alguns jornais antigos, estes também podem ser úteis para proteção. Assim que fechar a caixa, não se esqueça de escrever no seu exterior “FRÁGIL” para que esta seja tratada com especial cuidado.

 

Alteração de contratos de serviços

Mudar de casa não é “só” carregar caixas e mais caixas. Existe toda a parte da burocracia que não deve ser esquecida. Informe os serviços de água, luz e gás da sua mudança de morada e faça-o atempadamente para evitar custos adicionais. Confira também se pode instalar o mesmo serviço de telecomunicações na sua casa nova ou, no caso de querer trocar de operadora, aproveite e realize um novo contrato noutra empresa.

Por fim, contacte as seguradoras e os bancos, altere a morada fiscal na Segurança Social e Finanças e em todos os seus documentos oficiais para evitar correio perdido e problemas associados.

 

O Dia D 

Se vai mudar de casa dentro da mesma cidade, provavelmente consegue fazer a mudança no mesmo dia ou num fim-de-semana. Se vai para uma cidade diferente, pode precisar de reservar um hotel para uma ou duas noites até que a sua nova casa esteja pronta a habitar. Em qualquer uma destas situações, sugerimos que prepare uma pequena mala com muda de roupa e produtos de higiene para os primeiros dias e com comida para ir petiscando no dia da mudança.

Não faça compras de comida na semana em que vai largar a sua casa. Tente planear as suas refeições de modo a comer tudo o que tem no frigorífico e congelador para não ter de transportar alimentos em lancheiras. Não se esqueça que terá de descongelar o frigorífico e o congelador. O ideal é, no dia que antecede a mudança e no próprio dia, reservar uma mesa num restaurante ou encomendar comida para facilitar.

Por último, se tiver animais de estimação tente deixá-los com amigos ou familiares, pelo menos durante o dia da mudança. Pode ser uma preocupação extra num dia muito movimentado.

Descanse bem na noite anterior e vista uma roupa confortável para estar a 100% para o grande dia.

© ThinkingStreet - Mediação de Seguros, Lda
Mediador registado na ASF com o número 418462341/1