Como poupar em casa?

A nossa casa é o local onde passamos mais tempo das nossas vidas, especialmente desde março de 2020, quando entramos em contexto de pandemia.

Se está numa ação de poupança e não sabe bem por onde começar, nós ajudamos! Existem dezenas de pequenas coisas que pode fazer em casa para poupar alguns euros no final do mês sem que tenha de fazer cortes na sua comodidade. A melhor parte é que enquanto economiza dinheiro, está também a contribuir para um planeta mais verde! Descubra tudo aqui:

 

Poupar na água

Contas de água elevadas podem refletir alguns maus hábitos diários que ainda temos em casa, por vezes sem nos apercebermos.

Não se esqueça de fechar a torneira enquanto lava os dentes, se barbeia ou enquanto põe champô e sabonete. Evite os banhos de imersão – são cerca de 250 litros de água desperdiçados em comparação aos 25 litros que consome um duche de 5 minutos!  Outra dica para uma dupla poupança é colocar um balde por baixo do chuveiro para armazenar a água que corre enquanto está a aquecer. Pode-se utilizar esta água para regar plantas ou para lavar o chão, por exemplo.

Ainda dentro da casa de banho, não puxe o autoclismo desnecessariamente e, se possível, opte por um sistema de dupla descarga: uma total e uma parcial – vai notar uma grande diferença!

No que diz respeito às máquinas (loiça e roupa), não as ponha a funcionar sem que estejam completamente cheias. Uma máquina de lavar a roupa consome cerca de 150 litros por lavagem!

Se tiver alguma torneira com fuga ou a pingar, conserte-a o mais rápido possível. Podem parecer apenas umas gotinhas mas, segundo a DECO, “o desperdício é considerável: dez pingos por minuto equivalem a um copo por hora ou seis litros por dia, um duche por semana, uma pequena piscina infantil por estação e cerca de dois mil litros suplementares por ano. Já uma fuga maior, gota a gota, poderá desperdiçar até 50 litros por dia, ou seja, 1500 litros por mês.”

 

Poupar na eletricidade

A primeira dica que temos para si é: tire o máximo proveito possível da luz natural! Abra as cortinas e as persianas e evite ligar luzes durante o dia se a sua casa tem exposição solar. Especialmente no verão, quando os dias são mais longos, vai notar a diferença.

Quando tem mesmo de utilizar a iluminação artificial, não se esqueça de desligar as luzes quando sai de uma divisão. Tenha atenção antes de ir dormir para não deixar candeeiros ligados sem necessidade.

Já que vai dar uma volta pela casa para desligar as luzes, aproveite para desligar a televisão no botão ou na ficha e não deixe carregadores de telemóvel ou computador na tomada – mesmo não estando conectados, estão a gastar energia.

Substitua as lâmpadas normais por lâmpadas de baixo consumo, como as LED. Apesar de serem um pouco mais caras, a longo prazo permitem poupar até 80% de energia.

Evite ir muitas vezes ao frigorífico – cada vez que o abre, desperdiça 7% da energia acumulada no seu interior.

 

Cozinhar eficientemente

Quando estamos na cozinha, existem dois grandes consumidores de energia: o fogão e o forno. Temos dicas para otimizar o funcionamento de cada um deles!

Começando no fogão, quando cozinha numa panela não se esqueça de colocar a tampa. Vai aquecer mais rápido e não tem de ter o lume tão alto. Pode até desligá-lo um pouco antes de a comida estar pronta, pois o calor mantém-se dentro da panela.

Quando utiliza o forno, aproveite para cozinhar mais do que uma coisa. Por exemplo, se vai fazer um bolo, coloque também um prato principal (empadão, peixe, lasanha, etc) para aproveitar a energia gasta e fica o jantar feito. Não abra o forno enquanto está a cozinhar algo lá dentro – cada vez que o faz perderá cerca de 20% da temperatura do seu interior. Quando retirar o seu cozinhado, deixe a porta aberta para que o calor se espalhe pela casa.

 

Compras

Antes de ir ao supermercado fazer compras para a casa, olhe para a dispensa e abra o frigorífico para fazer uma lista exata das coisas que realmente tem de comprar. Sempre que acaba algum alimento, anote-o na sua lista. Isto serve para evitar gastos com coisas que não precisa e também o desperdício alimentar. Quantas vezes já deixou alimentos passarem o prazo de validade?

Outra dica é fazer uma ementa semanal para planear melhor as refeições e poder aproveitar as sobras nos dias seguintes. Este pequeno passo vai ajudar a organizar a ida ao supermercado e economizar tempo.

Evite ir às compras com fome e, se possível, não leve crianças consigo. Os especialistas dizem que quem vai às compras com fome compra mais alimentos do que realmente necessita, tudo parece mais apetecível e vai sair de lá com várias coisas que não precisava. Em relação às crianças, pode ser difícil dizer várias vezes que não quando estas começam a pedir para levar para casa tudo e mais alguma coisa.

Quando chegar ao supermercado, compare os preços. Aproveite os cupões de desconto da semana e as áreas de promoções. Não se esqueça de levar os seus próprios sacos para não ter de pagar os de plástico e assim ainda consegue reduzir a sua pegada!

 

Levar almoço de casa

Até há bem poucos anos ainda existia a vergonha de levar um tupperware com comida para o trabalho. Felizmente, já se banalizou esta prática sem sentido e as pessoas estão a perceber que fica muito mais económico preparar o seu almoço em casa. Pode até aproveitar as sobras do jantar do dia anterior e, assim, não perde tempo nem energia ao cozinhar mais!

Se fizermos as contas tendo como referência uma refeição barata – 7 euros – consumida 5 dias por semana, temos uma despesa de cerca de 140 euros por mês, que poderiam ser poupados ao levar o seu almoço de casa.

 

Dica final: os bons hábitos começam desde cedo. Ensine tudo isto aos seus filhos e explique-lhes calmamente as vantagens que estas dicas para poupar em casa trazem, não só para a carteira mas também para o planeta! Educar as crianças desde cedo ações sustentáveis vai ajudá-las a desenvolver, de forma natural, a consciência da importância do meio ambiente.

© ThinkingStreet - Mediação de Seguros, Lda
Mediador registado na ASF com o número 418462341/1