Ouvimos em todo o lado que o exercício físico faz bem, quer na escola, no trabalho ou nos meios de comunicação, mas a verdade é que uma parte da população continua sem saber exatamente que benefícios traz praticar desporto com regularidade.
O sedentarismo é um dos fatores que mais contribui para o aparecimento de doenças crónicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, as doenças oncológicas, a diabetes e a obesidade. Estas doenças são a principal causa de morte em todo o Mundo, com cerca de 40 milhões de óbitos todos os anos. Estima-se que a inatividade física tenha custos diretos em saúde associados na ordem dos 45,9 mil milhões de euros.
Segundo dados do Serviço Nacional de Saúde, em Portugal a realidade é aterrorizante – 1 em cada 10 portugueses sofre de diabetes, cerca de 4 em 10 tem hipertensão e mais de metade da população adulta apresenta excesso de peso.
Em consequência destas estatísticas, Portugal é dos países europeus onde a população vive menos tempo com saúde depois dos 65 anos. Cerca de 14% das mortes anuais em Portugal estão associadas à inatividade física.
“Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, num comunicado em que se abordavam questões relacionadas com o sedentarismo a que a pandemia covid19 nos habituou. Um dos objetivos da Organização Mundial de Saúde até 2030 é aumentar em 15% os níveis de atividade física em todo o Mundo.
Atualmente, a nível global, 1 em cada 4 adultos e 4 em cada 5 adolescentes não praticam níveis suficientes de atividade física. De acordo com o último Eurobarómetro, apenas 5% das pessoas com 15 ou mais anos dizem fazer exercício ou desporto regularmente e a mesma percentagem afirma fazer habitualmente outras atividades físicas, como deslocar-se de bicicleta.
Caminhadas, corrida, ioga, natação, passeios de bicicleta ou até jogar à bola com os amigos são todas boas opções de atividade física e vamos mostrar-lhe o bem que fazem à sua saúde física e mental!
Uma das mais óbvias vantagens de praticar desporto é que auxilia na perda de peso e previne um grande problema atual – a obesidade, considerada a grande epidemia do século XXI pela Organização Mundial de Saúde. O exercício físico influencia o nosso peso, uma vez que provoca a oxidação de gorduras (queimar calorias, como se costuma dizer), melhorando assim o funcionamento do nosso organismo. De qualquer forma, a perda de peso só se verifica quando aliada a uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável.
Está provado que a falta de atividade física regular é a principal causa de várias doenças crónicas, como as diabetes (tipo 2), hipertensão, cancro, doenças cardiovasculares, entre muitas outras. Quem pratica desporto com frequência, normalmente tem valores de massa gorda dentro do saudável, sendo a probabilidade de desenvolver obesidade muito mais baixa. Ao fazer exercício físico, há um aumento da capacidade muscular e cardiorrespiratória e até os próprios ossos saem beneficiados, reduzindo as possibilidades de fraturas! Todo o corpo fica favorecido quando tem uma rotina saudável.
É verdade – o desporto tem uma grande importância no nosso bem estar mental! E as “culpadas” são as endorfinas, a dopamina e serotonina, hormonas libertadas quando nos exercitamos e que são responsáveis pela regulação do sono, bom humor e sensação de bem-estar.
Apesar de ser normalmente conhecida como a hormona da felicidade, a endorfina tem muitos outros benefícios, como ajudar a concentrar, reduzir os níveis de stress e ansiedade, exercitar a memória, fortalecer o sistema imunitário e melhorar a qualidade do sono!
Todos esses fatores ajudam a prevenir o aparecimento de diversos problemas mentais, como a ansiedade, a depressão, ataques de pânico, a hiperatividade, défice de atenção, entre outros. Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde, fazer desporto também estimula a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades cognitivas.
Por fim, praticar desportos em equipa ou até individuais, num clube ou ginásio, é um estímulo social que gera um sentimento de pertença e promove o convívio. Tudo isto ajuda a pessoa a ser mais feliz e saudável mental e fisicamente.
Mais de metade dos portugueses tem problemas de sono e o consumo de medicamentos para dormir está a aumentar de ano para ano. Só em 2017, foi vendido mais de um milhão de calmantes e tranquilizantes, entre os de venda livre e os prescritos por um médico, alerta a SIC Notícias. Portugal está entre os países europeus onde menos se dorme, com 46% dos adultos com mais de 25 anos a descansarem menos de 6 horas por noite e 31% a revelarem dificuldades em adormecer. Sabia que em muitos destes casos, praticar desporto ia melhorar bastante estes problemas do sono?
Quem pratica atividade física, adormece mais rápido, consegue relaxar e descansar melhor, tem um sono mais profundo, menos repartido e de qualidade. Outros benefícios são a boa disposição e maior facilidade em concentrar, que leva a produtividade mais elevada.
Os horários da manhã e da tarde são a melhor escolha para quem quer melhorar a qualidade do sono com exercício físico. Durante estes períodos do dia, o seu organismo produz mais endorfina, que ajuda a relaxar e a diminuir a ansiedade (uma das principais causas de insónias), e a temperatura corporal está ligeiramente mais elevada, o que aumenta a eficiência dos músculos e, consequentemente, do exercício físico.
Este benefício está diretamente ligado à melhoria da saúde mental e do sono. Como dissemos antes, durante a atividade física são libertadas várias hormonas responsáveis por regular o nosso sono, pelo bom humor e sensação de bem-estar.
O exercício físico é um verdadeiro impulsionador da energia para os “atletas” regulares. Apesar de gastar energia para treinar, o seu organismo produz adrenalina e outras hormonas que aumentam os níveis de energia, pelo que é normal não se sentir imediatamente cansado. Aliado a isto, o facto de o exercício melhorar a sua qualidade de sono, implica que regenere melhor o seu corpo durante a noite, aumentando a sua resistência!
Num país cada vez mais sedentário, nade contra a corrente e seja mais saudável Depois de ler tantos benefícios, de que está à espera para encontrar um exercício que realmente goste de praticar?